segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BRINCAR

"O que é, então, o brincar senão matéria e poesia, imaginação e o ato de manipular".


Paulo de Vasconcelos

LINGUAGEM INFANTIL: DE 3 A 4 ANOS

Desenvolvimento fonológico: domínio progressivo de sons mais complexos.

Aspecto e tempo.

Quantificação e qualificação.

Artigos e pronomes.

Advérbios e preposições.

LINGUAGEM INFANTIL: DE 2 A 3 ANOS

Os enuciados de várias palavras.

A ontogênese da frase: desenvolvimento do sintagma nominal e do sintagma verbal.

Progresso na marcação formal dos diferentes tipos de frases.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LINGUAGEM INFANTIL: DE 1 A 2 ANOS

As primeiras palavras produzidas seguem à distância as primeiras
palavras compreendidas.


Aumento quantitativo e qualitativo(traços semânticos) do léxico.


Desenvolvimento fonológico (primeira fase).


As palavras-frases: expressões das primeiras expressões semânticas.

domingo, 23 de agosto de 2009

LINGUAGEM INFANTIL: DE 0 A 1 ANO

Reconhecimento do adulto como interlocutor privilegiado.

Estabelecimento de um circuito de comunicação rudimentar (amplamente para-verbal) entre a criança e o adulto.

De uma modalidade de exigência para uma modalidade de troca. Exercício fonético (arrulho).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ESQUEMA CORPORAL

Dois primeiros anos: a criança vai dominando progressivamente primeiro a cabeça, em seguida o tronco e depois as extremidades inferiores.

Dos dois aos três anos: há uma predominância dos elementos motores e cinestésicos sobres os visuais e espaciais.

Dos cinco aos sete anos: a criança já é capaz de ir tomando consciência do seu próprio corpo e de representá-lo.

Dos oito aos nove anos: transpõe com segurança sua imagem aos demais,já pode transferir progressivamente esta orientação aos objetos, o que permite uma estruturação do seu espaço de ação e disponibilidade global do seu corpo como conjunto organizado, chegando assim a um controle acabado da sua mobilidade segmenta.