domingo, 20 de setembro de 2009

EXERCÍCIO: 04

04- Andando, saltando e sinais respeitando

Desenhar sinais (cruzes) no chão, dispondo-os a distância regulares. Realizar este exercício em etapas:

- andar lenta e rapidamente sobre os sinais;

-andar lenta e rapidamente nos intervalos dos sinais;

-andar lenta e rapidamente, com um pé só, sobre os sinais,

-andar lenta e rapidamente, com um pé só, nos intervalos dos sinais;

-andar lenta e rapidamente sober os sinais; fazendo ruído;

-saltar lenta e rapidamente, com as duas pernas juntas, sobre os sinais;

-saltar lenta e rapidamente, com as duas pernas juntas, nos intervalos dos sinais.

Aumentar a distância entre os sinais, conforme o desempenho das crianças.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EXERCÍCIO: 03

3- Andando de cabeça erguida

A criança anda com um objeto sobre a cabeça (pode ser um livro de capa dura pequeno). Dominada esta etapa, a criança pára, levanta uma perna, formando um ângulo de 90°, e coloca-a lentamente no chão. O mesmo trabalho deverá ser feito com a outra perna.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

EXERCÍCIO: 02

2-Andando livremente

Realizar este exercício em etapas:

-andar na ponta dos pés;

-andar apoiando-se no lado externo dos pés;

-andar apoiando-se no lado interno dos pés.

Variar a marcha: normal, lenta e rápida. Neste exercício o percurso é livre.

EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL

1- Andando na linha

Realizar este exercício em etapas:

-andar sobre uma linha reta, desenhada no chão, olhando-a;

-andar sobre a linha, olhando para o professor;

-andar sobre a linha, de olhos fechados ( ao verificar que a criança saiu da linha, o professor deverá pedir-lhe que pare de caminhar e abra os olhos para constatar os desvios);

-andar com os braços levantados horizontal e verticalmente. Variar a marcha: normal, lenta e rápida.