sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E INSTITUCIONAL

O clínico busca não só compreender o porquê de o sujeito não aprender algumas coisas, mas o que ele pode aprender e como, o institucional na construção do conhecimento do sujeito, que neste momento é a instituição com sua filosofia, valores e ideologia, a instituição está associada à forma de existir do sujeito institucional, seja ela a família, a escola, uma empresa, um hospital, uma creche, uma organização assistencial.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

No primeiro nível: o psicopedagogo atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a "frequência dos problemas de aprendizagem", nas questões didático-metodológicas,na formação e orientação de professores, e aconselhamento aos pais.

No segundo nível: com o objetivo de diminuir e tratar dos problemas de aprendizagem já instalados, criando um plano diagnóstico da realidade institucional, elaborando planos de intervenções baseados nesses diagnósticos, a partir do qual procura-se avaliar os currículos com os professores,para que não se repitam tais transtornos.

No terceiro nível: para eliminar os transtornos já instalados, num procedimento clínico com todas as suas implicações.
A forma de abordar o objeto de estudo pode assumir características específicas a depender da modalidade, clínica, preventiva e assistencial, envolvendo elaboração teórica.