quinta-feira, 25 de março de 2010

PLAQUINHAS

HISTÓRIA DA PÁSCOA

A verdadeira história da páscoa

Admito que é muito divertido para as crianças se enfeitar de coelhinho e comer ovo de chocolate, afinal a criança precisa de diversão, precisa ser feliz, concordo, porém é nosso dever como professores, explicar o que realmente é a páscoa.
E com jeitinho, também pode ser muito divertido e alegre.
Afinal, Jesus vive!

Vão aí algumas sugestões para trabalhar com a classe.

Contar a história através da bíblia


O Deus eterno falou com Moisés e Arão no Egito. Ele disse: Diga a todo povo israelita o seguinte: No dia dez deste mês cada pai de família escolherá um carneirinho ou um cabrito sem defeito, de um ano. Vocês o guardarão até o dia quatorze deste mês, e na tarde desse dia todo o povo israelita matará os animais. Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos. Nessa noite a carne deverá ser assada na brasa e comida com pães sem fermento e com ervas amargas. Já vestidos, calçados e segurando a vara de pastor, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa do Deus Eterno.

Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando tiver castigado o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.


À meia-noite, o Deus Eterno matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, desde o filho do rei, que era o herdeiro do trono, até o filho do prisioneiro que estava na cadeia; e matou também a primeira cria dos animais. Nessa mesma noite o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse:


Saiam daqui, vocês e todos os outros israelitas! Deixem o meu país. Vão adorar ao Deus Eterno, como vocês pediram. Leia em sua Bíblia Êxodo 12.1-40


Na páscoa também comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo
Para leitura com a classe

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


ATIVIDADES PARA PÁSCOA

ATIVIDADES PARA PÁSCOA


Para ensinar o verdadeiro significado da páscoa

OVELHINHA EM E.V.A. E GARRAFA PET

Vamos trocar o coelho pela ovelhinha?

Seguindo o verdadeiro significado da páscoa, o mais coerente é fazermos com a nossa turminha, uma ovelhinha. Vejam que gracinha.

Ovelhinha em e.v.a com garrafa pet


Molde

segunda-feira, 22 de março de 2010

PÃO E VINHO

O Pão e o Vinho - em referência a Santa Ceia, onde Jesus sabedor de sua morte, convida os apostólos para a Santa Ceia e oferece à seus díscipulo o pão e o vinho, significando o corpo e sangue de cristo em busca da vida eterna.

CORDEIRO

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.

PÁSCOA

A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

terça-feira, 16 de março de 2010

CIRCO

http://www.contandohistoria.com/circo.gif
Dia do Circo: Mini-projeto:Artistas do circo
•Após a leitura do conto Aniversário de palhaço (Caixa de idéias):
1. Organizar um painel com os nomes dos diferentes artistas do Circo, escritos em letra maiúscula de imprensa: trapezistas, malabaristas, mágicos, palhaços, amestradores de animais, etc. Esclarecer o tipo de trabalho desses profissionais e informar que atualmente a tendência dos circos e não mais utilizar animais como atração, em respeito às necessidades e a natureza dos bichos.
2. AOrganizar a confecção das personagens da história, utilizando material de sucata: separe algumas garrafas plásticas de 1 litro, papel espelho, papel laminado, restos de lã, cola, bolinhas de papel crepom, canetas hidrográficas e outros materiais. Convide os alunos a criar as personagens da história: o palhaço Faísca, o domador de leões, a bailarina. Os alunos podem trabalhar em grupos ou em duplas.
Depois de prontas, as turmas poderão brincar de boliche com as personagens, ou dramatizar a história ou simular a festa do palhaço Faísca - nesse caso sugira que cada um desenhe um presente para dar ao palhacinho.
•Pedir aos alunos que escolham ser um dos amigos do palhaço Faísca e desenhem em uma folha de papel o presente que dariam a ele. Expor os desenhos na sala ao lado de um resumo da história - que pode ser elaborada coletivamente, tendo o professor como escriba.
O circo é o lugar mágico que alimenta a fantasia. A riqueza de suas atrações e a arte fanstástica de seus profissionais emocionam pessoas de todas as idades.
O dia 27 de março foi escolhido como o dia do Circo em homenagem ao palhaço Piolin nascido, nesta data, em 1897.
LEIA O TEXTO:Aniversário de palhaço

http://www.ilustracao.coc.com.br/files/Palhaco_01_Final.jpg
Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.
Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.
Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.
Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca! Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa-surpresa para ele.
Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:
-- Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula, rola e pisca!
E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha! Virou cambalhota no ar, rodopiou no meio do picadeiro, dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!
A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!
De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer?
Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acesas.
E quando a turma começou a cantar "Parabéns a você", Faísca começou a chorar de emoção. Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral.
Que aniversário sensacional!

segunda-feira, 1 de março de 2010

ATIVIDADES DE CASA TEM OBJETIVOS PRÓPRIOS

- Formar hábitos de estudo.
- Relacionar a que se ensina na escola com o que se faz em casa.
- Relembrar a aula.
-Criar responsabilidade.
-Deve seguir regras.
-Ser bem planejado.
-Não deve ser dado para crianças muito pequenas, que ainda não possuem autonomia para decidir.
-Deve dar prazer, o que motiva para a aula.
-Deve ser de competência da criança e não da mãe.
-Não deve durar mais de 1/4 do tempo livre.
-Deve sempre apresentar um desafio desenvolvendo o raciocínio.
-Deve criar um relacionamento agradável e gostoso entre a criança x escola x família.

-DEVE SER : INTELIGENTE, BEM PREPARADO, CRIAR DESAFIOS, NÃO SER GRANDE.