terça-feira, 29 de março de 2011

QUADRO DA SEQUÊNCIA DIAGNÓSTICA PROPOSTA POR WEISS

1º - Entrevista Familiar Exploratória Situacional (EFES) 
2º - Anamnese 
3º - Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças) 
4º - Complementação com provas e testes (quando for necessário) 
5º - Síntese Diagnóstica - Prognóstico 
6º - Devolutiva - Encaminhamento 
(WEISS, 1994)

ESQUEMA SEQUENCIAL PROPOSTO PELA EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE

- Ações do entrevistador ---- Procedimentos Internos do Entrevistador 
- EOCA ---- 1º sistema de hipóteses; Linhas de investigação 
- Testes ---- Escolha de instrumentos; 2º sistema de hipóteses; Linhas de investigação 
- Anamnese ---- Verificação e decatação do 2º sistema de hipótese. Formulação do 3º sistema de hipóteses 
- Elaboração do Informe ---- Elaboração de uma imagem do sujeito (irrepetível) que articula a aprendizagem com os aspectos energéticos e estruturais, a- histórico e histórico que a condicionam. (Visca, 1991).

domingo, 27 de março de 2011

SÍMBOLO DA PSICOPEDAGOGIA

O Símbolo da Psicopedagogia foi eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia realizado em São Paulo de 9 a 11 de julho de 2009.
A Diretoria Executiva da ABPp mobilizou-se para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Psicopedagogo e traduzisse toda a grandeza da Psicopedagogia.
Criado a partir da imagem da Fita de Möbius, matemático e astrônomo alemão que ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome.
O significado do Símbolo eleito foi descrito da seguinte forma: Fita de Moebüs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).

SÍMBOLO DA PSICOPEDAGOGIA

Simbolo da Psicopedagogia lançado em 2010

domingo, 6 de março de 2011

POEMA



8 DE MARÇO DIA DA MULHER

Dia Internacional da Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A criação do Dia Internacional da Mulher está associada ao incêndio que matou 125 mulheres em uma fábrica de Nova York, nos Estados Unidos. Entretanto, a idéia de se estabelecer uma data que simbolizasse a luta das mulheres por melhores condições de trabalho surgiu um ano antes, em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, na Dinamarca. A proposta inicial partiu da militante socialista Clara Zetkin, mas nenhuma data havia sido escolhida até então.                                                                                   
Em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a primeira "Conferência Mundial sobre a Mulher", na Cidade do México. Na ocasião ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser oficialmente o Dia Internacional da Mulher, pois já vinha sendo comemorado nesta data desde 1922.