terça-feira, 7 de abril de 2009

CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA


No âmbito das políticas sociais voltadas à infância podemos perceber imensos desafios: situação política, econômica e a pobreza das nossas populações; questões de natureza urbana e social; problemas educacionais que assumem proporções graves.
Ao longo do século XX, cresceu o esforço pelo conhecimento da crinaça em vários campos do conhecimento. O historiador francês Philippe Ariès publicou, nos anos 1970, seu estudo sobre a história da criança e a família na sociedade moderna. A idéia de infâcia não existiu sempre da mesma maneira, surgiu com a sociedade capitalista, urbano-industrial, na medida em que mudavam a inserção e o papel social da criança na comunidade. O sociólogo francês Bernard Charlot, nos anos 1970 contribuiu para que podessemos compreender a infância de maneira histórica , ideológica e cultural, e que a dependêcia da criança em relação ao adulto, é um fato social e não natural.
O trabalho do biólogo e epistemólogo Jean Piaget que enfoca todos os aspectos do desenvolvimento da criança com ênfase na cognição, seus estudos descrevem e explicam de forma sistemática, a origem e o desenvolvimento das estruturas intelectuais na infância. As idéias de Vygostsky são essenciais para que compreendamos a criança como um ser histórico e social, pois segundo sua teoria tudo o que é especificamente humano e destingue o homem das outras espécies origina-se de sua vida em sociedade. Na teoria psicogenética de Henri Wallon, seus estudos está centrados na criança contextualiza, isto é, posta no ambiente imediato, social e histórico. Precisamos estar voltados para a totalidade das relações humanas de que a criança faz parte, para que se possa entender seu desenvolvimento. E sabendo que a infância, mais que estágio, é categoria da história humana porque o homem tem infância.

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