domingo, 26 de abril de 2009

CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A educação infantil brasileira sempre foi marcada pela desigualdade , tanto as possibilidades de acesso a qualquer forma de atendimento quanto a qualidade desse atendimento tem sido definidas prioritariamente pela classe social . O conceito de educação infantil , como direito social é recente , pois somente apartir da aprovação da Constituição Federal ( Brasil , 1988 ) é que todas as crianças do nascimento até seis anos de idade , conquistaram o direito legal de serem cuidadas gratuitamente em creches e pré - escolas . Porém as diferentes funções que os serviços destinados a pré -escolas tem assumido para as raízes históricas dos vários tipos de atendimento como para a concepções de infância ,ficando evidente o quanto a educação infantil é uma questão não apenas pedagógica mas também social , ideológica e política .
O Ministério da Educação e dos Desportos , através de documentos estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica , direito da criança , dever do Estado e opção da família , ficando o poder público municipal responsável pelo atendimento e a qualidade do ensino . O direito à educação para esse segmento da população decorreu de um longo processo de lutas e discussões em que os anseios populares , conveniências , preconceitos , conhecimentos científicos e interesses antagônicos estiveram em jogo . No alge desse processo uma nova concepção de educação infantil , pautada na visão da criança cidadã , sujeito histórico e construtora de conhecimento na interação com o seu meio . É evidente que essa nova concepção de educação infantil coloca em questão a formação dos profissionais que atuam nessa área , precisamente ter uma formação específica , dispondo de adequadas condições de trabalho e acompanhamento de proficionais qualificados que lhe forneçam apoio técnicos e pedagógico .

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