domingo, 26 de abril de 2009

CONCEPÇÕES DA CRIANÇA

Nos últimos anos , vários especialistas e pesquisadores da área tem divulgado concepções muito semelhantes acerca da criança e de seu desenvolvimento . Entre essas pesquisas , dois grupos podem ser destacados : o que indica que mudanças conceituais profundas ocorreram nos seis primeiros anos de vida das crianças (Anderson e Shane ; Bruner ; Bronfenbermer; Carey; Evans; Piaget) e o que mostra que essas mudanças permitem reinterpretar teorias sobre a gênese e a sua relação com as experiências iniciais da criança . É necessário acrecentar ainda as construções de Luria,1988, Vygotsky, 1984 e1989, para compreender e valorizar a construção social do conhecimento e a intervenção do educador . A criança é vista como um ser humano completo, ativo e capaz, sujeito social e histórico que produz e é influenciada pela sua cultura que se desenvolve através das interações que estabelece em seu meio físico e social num processo que ''embora siga processos semelhantes em todas as crianças , obedece a ritmos individuais peculiares a cada uma delas"(Brasil/MEC,1993). Mesmo dentro de um determinado período histórico ou da mesma sociedade, cada criança possui uma história de vida, pertence a um meio sócio-econômico.
Coerente com essa concepção a criança cria cultura , brinca e nisso reside sua singularidade, a cultura infantil é, pois , produção e criação, colecionadora e dá sentido ao mundo, a criança busca, perde e encontra, separa os objetos de seus contextos. A criança pertence a uma classe social , de uma etnia , de um grupo social. Os costumes , valores ,hábitos ,as práticas sociais, as experiências interferem em suas ações e nos significados que atribuem às pessoas, as coisas e as relações. Isso implica garantir o direito a condições dignas de vida, à brincadeira , ao conhecimento, ao afeto e as interações saudáveis. Temos, portanto, um grande fundamental desafio a enfrentar a mudança na concepção tanto da criança e de seu desenvolvimento quanto na própria idéia de educação infantil.

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