Faixa etária: de 4 a 6 anos.
Duração: três semanas.
JUSTIFICATIVA: Promover a diversidade cultural conhecendo mitos do folclore,suas lendas, crenças populares, músicas, a cultura e a memória de um povo.
OBJETIVOS: -Pesquisar manifestações folclóricas da nossa cidade.
-Resgatar o folclore local.
-Organizar uma exposição com as atividades que os alunos realizaram em sala.
METODOLOGIA: Para a execução deste projeto foi planejado os seguintes passos.
-Linguagem oral e escrita: roda de conversa sobre o folclore, leituras de algumas lendas, trava-línguas, parlendas, canções, provérbios e adivinhações.
Na escrita: desenhos, a escrita dos nomes das lendas, cruzadinhas, listas dos trava-línguas, escrita de pequenos textos e leitura.
-Matemática: campeonato de adivinhas com fomação de grupo, jogo do provérbio, jogo dos 7 erros.
-Natureza e Sociedade: pesquisar vários tipos de brincadeiras e brinquedos que fazem parte do folclore brasileiro e promover um dia de lazer com essas brincadeiras e brinquedos.
-Ciências e saúde: medicina popular, pesquisar com ajuda da família remédios feitos através de plantas.
Listar vários tipos de comidas típicas do folclore.
AVALIAÇÃO: Será feita com as exposições das atividades dos alunos e culminância do projeto.
SUGESTÕES: -Músicas(canções):" boi da cara preta ou branca"; "ciranda, cirandinha"; "sapo cururu"; e outras.
-Danças: frevo, samba,e etc.
-Provérbios:"quem quer comer carne tem que roer o osso";"água mole em pedra dura, tanto bate que até que fura";"em terra de cego, que tem olho é rei"; e outros.
-Lendas: saci- pererê; iara; curupira; mula sem cabeça; festa lá no céu; boto rosa, lobisomem e outras.
-Brincadeiras: pega-pega, amarelinha, cabra-cega, cai no poço e outras.
BIBLIOGRAFIA: - O dia-a-dia do professor(Gerusa R. Pinto/ Regina Célia V. Lima);
-Viagem pelo saber(Simone Braga/Djename Alves);
-Alfabetização sem segredos(Maria Radespiel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário