Sugestões de atividades: - JOGO DE ALINHAVOS
Descriminação do material: É composto por placas com desenhos de animais perfurados no contorno, para atividade de alinhavo. Acompanha barbante colorido para cada placa.
CONHECENDO OS ANIMAIS: Como atividade inicial, o professor apresentará os animais, conversará sobre eles, explorando sua classificação, hábitat, alimentação, forma de locomoção, som que emitem. Realizará então diversas brincadeiras, como: Quando eu mostrar a placa, todos imitarão o animal.
ALINHAVO LIVRE: Sem dirigir a atividade, o professor entregará uma placa com um barbante para cada aluno. Ao receber a placa, o aluno executará o alinhavo como desejar sem qualquer direcionamento. Neste momento, o professor apenas observará os movimentos sem orientá-los.
ALINHAVO ORIENTADO: Nesta etapa, onde o aluno já explorou o material, o professor realizará a atividade junto, para orientar os movimentos de cima para baixo e da esquerda para direita. É importante, que neste momento, a orientação seja individual para que o professor possa acompanhar os movimentos corretos.
AUTO-CORREÇÃO: Depois da orientação, no próximo momento,o professor entregará uma placa para cada aluno, solicitando que realize o alinhavo sem supervisão direta. Ao concluir, o aluno fará a auto-correção junto com o professor, observando se realizou os movimentos corretamente e se não deixou de passar o barbante em algum espaço prefurado.
Sugestões de atividades:-RELÓGIO
Descrição do material: O relógio é uma peça em madeira ou outro materia material, com mostrador de números maiores para a noção de hora e números menores, para noção de minutos, com ponteiros móveis e figura caricata.
CONHECENDO AS HORAS: O professor combinará com os alunos que o relógio ficará pendurado na parede da sala, sendo marcadas apenas as horas inteiras. A cada hora, dia após dia, o professor arrumará o relógio. O professor ao marcar, dirá sempre que horas são no momento. Após a fixação das horas inteiras pelos alunos, eles próprios poderão manusear o relógio.
ORGANIZANDO AS HORAS E A ROTINA: Ainda trabalhando as horas inteiras, o professor começará a determinar com os alunos a programação do dia seguinte, anotando como uma agenda, de hora em hora as atividades. No final de cada aula, será organizada a rotina do dia seguinte. E durante a sequência das atividades, o horário será marcado no relógio e percebida a anotação da hora na agenda(9:00horas- recreio).
RELÓGIO-DIGITAL: O professor levará para a sala de aula um relógio digital e mostrará aos alunos como se lêem as horas neste tipo de relógio. Fará sempre comparações do digital com de ponteiros para que haja uma melhor compreensão. Como apóio anotar em papel (agenda) ou mesmo no quadro a forma escrita.
MINUTOS O QUE SÃO? A introdução dos minutos só deverá ocorrer após a percepção de que uma hora inteira a meia hora já está assimilada. O professor poderá propor que sempre que no relógio digital marcar múltiplos de cinco(ex:5,10,15,20,etc), os alunos deverão colocar-se em pé, falar os minutos e um aluno mudará os ponteiros do relógio.
TRABALHANDO ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE, E IDENTIFICANDO AS CORES: Com os alunos em círculos, o professor deverá apresentar o relógio. Explicará para os alunos que o relógio servirá para estudar a ordem crescente e decrescente. O ponteiro vermelho indicará a ordem crescente e o azul a ordem decrescente.
CONFECÇÃO DE UM RELÓGIO : Em sala com o auxilio do professor, para cada grupo de cinco alunos um relógio.
MATERIAL: E.V. A, papel duplex, cartulina ou, de acordo com o que for possível dentro da realidade da escola.
Os alunos recortam círculos no material escolhido pelo professor em cores diferentes, onde irão colocar os números e depois colar no relógio seguindo a ordem correta. Eles mesmos confeccionarão o relógio e os ponteiros.
OBJETIVOS: -Desenvolver a coordenação motora;
-Noção das cores;
-Ordem numérica, antes e depois,bem como reconhecer a hora no relógio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário