sexta-feira, 15 de maio de 2009

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Contém 08 peças tridimencionais de madeira na cor azul, representando o cilindro, hexaedro, pirâmide irregular, prisma exagonal, prisma quadrangular, prisma triangular, esfera, cone, para o desenvolvimento concreto das noções de sólidos geométricos.

OBJETIVO DO MATERIAL: Favorecer a identificação e discriminação das formas geométricas, através da manipulação das mesma. Faixa etária de 06 a 08 anos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 1-Através da observação dos sólidos, com o manuseio das peças a criança deverá descrever com o máximo de detalhes sua forma. Somente após isto, poderá o professor nomear os sólidos.
2- IDENTIFICAÇÃO: Após a etapa inicial, vivenciada na atividade anterior o professor descreverá detalhadamente o sólido, sem que possa ser visto pela criança e, solicitará que esta procure identificá-la apontando ou nomeando.
3- MODELANDO: Através da atividade de modelagem,(com argila,gesso, massinha ou outro material) o professor solicitará que as crianças copiem o modelo original, sempre nomeando as formas para fixação.
4-REPRODUZINDO:Depois de vivenciadas as outras atividades, a criança poderá representar graficamente cada forma geométrica apresentada.
5-COMPARANDO: Observar, identificar, modelar e reproduzir as formas geométricas é fundamental, para que a criança compreenda as noções básicas da composição e estrutura dos sólidos geométricos. Através da comparação de ângulos, curvas, etc, os conceitos serão gradativamente assimilados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário