sexta-feira, 1 de maio de 2009

SER HISTÓRICO E SOCIAL

Para Vygotsky a cultura faz parte da natureza humana e, desde que nasce, o bebê precisa apropriar-se desse universo cultural para sobreviver. Ao tomar para si o universo cultural facilitará a internalização das funções psiquicas superiores, desenvolvidas através das relações estabelecidas entre os seres humanos. A aprendizagem e o desenvolvimento, estão inter-relacionados pois a aprendizagem promove o desenvolvimento, que abre novas possibilidades de aprendizagem. Sendo assim a aprendizagem não é desenvolvimento, mas um aspecto necessário e universal do desenvolvimento. Vygotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, o real e o potencial. O desenvolvimento real é aquele que o indivíduo é capaz de resolver situações de forma independente. O desenvolvimento potencial é definido pelas habilidades, mas que o indivíduo precisa de ajuda para consolidá-las. Sobre os dois níveis, Vygotsky elaborou o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) definindo-o como "a distância entre o nível de resolução de tarefa que uma pessoa pode alcançar com a ajuda de um colega mais competente ou experiente nesta tarefa "(COLL et al, 1996, p. 127). Vygotsky atribui um valor cosiderável a aprendizagem escolar e entende que ela é capaz de produzir algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança. Outro fator que contibui para avanços na ZDP é a brincadeira. Essa atividade tem relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar. Vygotsky chama a atenção para as relações entre pensamento e linguagem no intuito de compreender melhor o desenvolvimento intelectual. Outro aspecto na teoria vygotskyana é a relação entre dimensões cognitiva e afetiva no funcionamento psicológico humano. O efeito emocional de algum fato ou reação serve como detonador de uma série de outras conexões emocionais. Ainda segundo Vygotsky, o ensino de qualquer contéudo deve ser imbuído de sentimento, as reações emocionais devem constituir o fundamento do processo educativo.
Quando à educação emocional dita, Vygotsky acredita que a principal tarefa pedagógica consiste em incluir essas emoções na rede geral do comportamento para que se vinculem a todas as outras reações e não se expressem de forma pertubadora e desorganizada, o que só pode acontecer através de um rigoroso controle motor.
Portanto, segundo o autor, esse domínio dos sentimentos não significa uma repressão dos mesmos, mas implica uma subordinação dos sentimentos às outras formas de comportamento e a uma orientação racional.

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