quinta-feira, 28 de maio de 2009

O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

A chamada Educação Inclusiva teve início nos Estados Unidos através da Lei Públicada 94.142, de 1975 e, já se encotra na sua Segunda década de implementação.
Há em todo Estado Unidos o estabelecimento de programas e projetos dedicados à Educação Inclusiva.

1)O Departamento de Educação do Estado da Califórnia iniciou uma política de suporte as escolas inclusivas já implantadas.

2)O Vice-Presidente Al Gore criou uma Supervia de Informática direcionada a uma política de telecomunicações baseada na ampliação da rede de informações para todas as escola, bibliotecas, hospitais e clínicas.

3)Há um cruzamento entre o movimento da Educação Inclusiva e a busca de uma escola de qualidade para todos.

4)Há proposta de modificações curriculares visando à implantação de programas mais adaptados às necessidades específicas das crianças portadoras de deficiência. Tendo sido dada uma ênfase especial no estabelecimento dos componentes de autodeterminação da criança portadora de deficiência. As equipes técnicas das escolas também tem sido trabalhadas para fornecer um atendimento mais adequado ao professor de classe comum.

5)Há o acompanhamento, através de estudos e pesquisas, a respeitos dos sujeitos que passaram por um processo de educação inclusiva. Eles tem sido observados através da análise de sua rede de relações sociais, atividades de laser, formas de participação na comunidade, satisfação pessoal, etc. Um dos maiores estudos de follw-up é o da Universidade de Minnesota que apresenta um Estudo Nacional de Transição Logitudinal.

6)Também tem sido acompanhados os Serviços dos Programas de Educação que trabalham com a Educação Inclusiva.

7)Boa parte dos estados norte-americanos estão aplicando a Educação Inclusiva: Estados de New York, Estado de Massachussets, Estado de Minnesota, Estado de Daytona, Estado de Siracusa, Estado de Weys Virgínia, etc.

Fora dos Estados Unidos a situação também não é diferente. O mais conhecido centro de estudos a respeito de Educação Inclusiva é o CSIE-Centro for Studies on Iclusive Education, da Comunidade Britânica, sediado em Bristol. É dele que tem partido os principais documentos a respeito da área da Educação Especial: 1-O CSIE- International Perspectives on Inclusion; 2- O Unesco Salamanca Statement(1994); o UN Convention on the Child(1989); o UN Standard Rules on the Equalization of Opportunites for Persons with Disabilities(1993).
Um dos documentos mais importantes atualmente é o Provision for children with Special Educational Needs ind the Asia Region que inclui os seguintes países: Bangladesh,Brunei,China, Hong-Kong, Índia, Indonésia, Japão, Coréia, Malásia, Paquistão, Filipinas, Singapura, Sri lanka e Tailândia. Mas, há programas em todos os principais países do mundo: França, Inglaterra, Alemanha, México,Canadá, Itália, etc.

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