terça-feira, 12 de maio de 2009

CAIXA SURPRESA

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Caixa tátil

Descrição do material: é composta por uma caixa de madeira ou outro material com duas aberturas laterais para acesso às fichas que estão em seu interior. Acompanha oito pares de fichas de madeira ou (outro material) com texturas diversas.
1-PAREAMENTO VISUAL : No contato inicial dos alunos com o material, o professor mostrará as fichas solicitando que as manipulem livremente. Em seguida, com todos sentados em círculo, passará uma ficha por vez, para que observem e falem sobre a mesma. Por exemplo:"Eu tenho uma ficha grossa, macia, é gostoso segurá-la. Parece uma esponja de banho." Depois desta exploração, deverão encontrar o par que estará com o professor.
2- PAREAMENTO TÁTIL: A mesma atividade anterior, só que desta vez, ao realizar a busca pela peça igual, a criança deverá fazê-lo exclusivamente através do tato. O professor entregará uma peça para que a criança observe, tateie, e depois,de olhos vendados, apresentará outras peças, uma por vez, para que através do tato, encontre o par.
3- PASSA-PASSA: O professor colocará as fichas dentro da CAIXA TÁTIL e ao fundo deixará uma música tocando. Todos os alunos sentados em círculo, vão passando a caixa enquanto a música tocar. De repente, o professor interrompe a música e, o aluno que estiver com a caixa na mão, deverá tirar uma ficha. Esta ficha será passada por todos os alunos e retornará ao que retirou. A música voltará a tocar e, ao ser novamente interrompida, o aluno que estiver com a caixa nas mãos, deverá retirar, apenas tateando, a peça igual a anteriormente retirada.
4-INDIVIDUALMENTE: Para explorar a percepção tátil, o professor trabalhará idividualmente com os alunos. Sentado-se frente a frente com o aluno, o professor solicitará que retire uma peça,descrevendo-a e em seguida, retire a peça igual. Repetir a atividade com todas as peças. Esta atividade deverá ser realizada enquanto os outros alunos estão trabalhando individualmente ou em pequenos grupos, com outra atividade.
5- EXPLORANDO OS MATERIAIS: Após todas as atividades anteriores, o professor poderá solicitar aos alunos que procurem na sala algum objeto que possua a mesma textura(ou semelhante) das fichas da caixa tátil. Por exemplo: cada aluno na sua vez, deverá retirar uma peça e procurar algo equivalente na sala(mesa, sapato, caderno,etc).
6-ACHE O SEU PAR: O professor formará um grupo com 16 alunos e subdividirá este em dois grupos iguais. Distribuirá as fichas entre os grupos. O grupo "A" permanecerá sentado, cada aluno segurando sua ficha. O grupo "B" sairá da sala com suas fichas e retornará com os olhos vendados, cada aluno do grupo "B" tocará nas fichas do grupo "A", procurando encontrar seu par. Após encontrar o par, a dupla sentará junto até que todos se encontrem.
7- DESCOBRINDO NOVAS FORMAS: O professor poderá utilizar a CAIXA TÁTIL para diversos materiais, sempre explorando a percepção tátil, mas introduzindo outros conceitos. Por exemplo: materiais com formas geométricas , letras, números, formas de objetos, etc. É importante explorar também o vocabulário, solicitando que o aluno relate como é a peça, que forma tem, qual sua textura,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário